A agência MARCO conseguiu ser novamente finalista em três das categorias dos SABRE Awards, igualando o número de campanhas finalistas alcançadas na última edição. As nomeações da MARCO deste ano resultam das campanhas realizadas para a Subway, B the travel brand e TaxDown, que foram nomeados para as categorias “Digital Campaign”, “Travel & Tourism” e “Iberia”, respetivamente.

Com mais de 25 anos de história, a atual edição do concurso, cuja data deve ainda ser confirmada devido à atual crise do coronavírus, conta com mais de 600 participações na região da Europa, Médio Oriente e África e reconhece as realizações conseguidas em relação à marca, reputação e compromisso, pelo que é um grande feito para a agência ser novamente finalista nas correspondentes categorias:

● #MiOrgullo #MyWay / Categoria ‘Digital Campaign”
A MARCO desenvolveu uma campanha de consciencialização para se conectar com os consumidores e partilhar os valores da marca relacionados com o Manifesto da Subway, aproveitando o Orgulho 2019. A campanha #MiOrgullo (#MyPride) #MyWay destacou a filosofia da Subway, para além de identificar a marca como uma empresa que defende as liberdades e os direitos dos cidadãos, incluindo a comunidade LGBTQI. A MARCO realizou uma campanha digital que combinava conteúdos para os canais de redes sociais com uma campanha de marketing de influencers, com o objetivo de difundir o conteúdo relacionado com o Manifesto. Os valores e mensagens do Manifesto foram: ‘PerSonalizable, Único, SaBroso, My Way, Abierto y SoY’. A campanha contou com 6 micro-influencers cujos perfis encaixam com cada uma das mensagens e com a filosofia da campanha. Desta forma, a agência criou 2 vídeos e 5 imagens para o Instagram e Facebook que foram sendo publicadas todos os dias desde o 28 de junho até 6 de julho.

A campanha atingiu o público-alvo através do Facebook e Instagram. Gerou mais de 1 milhão de impressões nas redes sociais e mais de 25.000 interações, alcançando mais de 45.000 opiniões de Instagram Stories.

“Toda a equipa da Subway está entusiasmada com esta nomeação para os SABRE Awards. A campanha #MiOrgullo #MyWay nasceu como a nossa forma de defender a liberdade imprescindível a todos os cidadãos, que têm de viver à sua maneira, acreditando assim que tal consiste num direito básico. Ainda há um longo caminho a percorrer nesse tema, mas estamos orgulhosos por podermos ajudar a construir o caminho e ficamos felizes que o trabalho realizado até agora seja elogiado”, referiu Inês Fonseca, Manager de Marketing da Subway para a Europa Mediterrânica.

● Ciclo de Cine Viajero B the travel brand / Categoria “Travel & Tourism”
A MARCO desenvolveu a estratégia de comunicação do primeiro “Ciclo de Cine Viajero B the travel brand”, organizado em colaboração com a Fundación Academia de Cine de España. O objetivo era levar a todos os cantos de Espanha os filmes galardoados nos Prémios Goya. Para isso, contaram com os próprios atores na hora de projetar os filmes em lugares históricos e turísticos das 10 cidades com mais afluência turística no verão: Palma de Maiorca, Sevilha, Valência, São Sebastião, Gijón, Bilbao, Valladolid, Málaga, Saragoça e Barcelona. Em cada uma das cidades, realizou-se uma intensa campanha de relações públicas, para além de um evento de apresentação nacional em Madrid. Foram geridas muitas entrevistas e ações one-to-one com meios nacionais e regionais, posicionando a B the travel brand como uma referência em viagens e turismo em Espanha, assim como uma marca focada em transmitir os valores da cultura espanhola. A MARCO também realizou envios de cartões eletrónicos a 50 jornalistas das diferentes cidades onde se projetaram os filmes e desenvolveu-se um vídeo promocional.

O evento de apresentação realizado em Madrid contou com a presença de 25 meios de comunicação e a campanha alcançou uma audiência potencial de 598 milhões de pessoas, conseguindo mais de 150 impactos de grande qualidade na imprensa. Estas ações atingiram uma valorização publicitária superior a 700.000 euros.

“A B the travel Brand está muito orgulhosa por este importante reconhecimento da campanha Ciclo de Cine Viajero, pelo nosso apoio ao cinema e à cultura, cuja implementação foi uma experiência tanto para a marca como para os meios e público implicado” expressou Ana García Martín, diretora de Marketing da B the travel brand.

● #TaxDown / Categoria “Iberia”
A MARCO desenhou uma campanha de construção de reputação num momento-chave da atividade da TaxDown: a campanha fiscal sobre os rendimentos. Esta campanha chegou precisamente na altura do lançamento do produto e era a primeira vez que a aplicação web era testada com consumidores reais numa campanha real de pagamento de impostos. O objetivo era construir a reputação da marca desde o zero, posicionando-a como uma plataforma segura para administrar impostos, assim como transmitir de forma eficaz as principais características da plataforma: a sua facilidade de utilização e a sua eficácia na hora de poupar muito dinheiro nos impostos. Para isso, a MARCO implementou uma intensa campanha de Relações Públicas aproveitando ao máximo os dados internos e o conhecimento da empresa sobre impostos e contribuintes para produzir artigos e comunicados de imprensa que conseguiram uma grande visibilidade nos meios.

Os resultados da campanha, cuja implementação foi num tempo record de um mês, foram mais de 110 notícias, incluindo 12 entrevistas exclusivas tanto em meios escritos como na rádio e canais principais de TV, posicionando os porta-vozes da TaxDown como líderes de opinião. A campanha atingiu uma audiência de mais de 242.500.000 pessoas e gerou um valor publicitário de 1.452.321 euros.

“Estamos muito orgulhosos por este reconhecimento para a nossa primeira campanha em meios, para a qual contámos com o apoio da MARCO. Para nós foi fundamental contarmos com o apoio em RP para o lançamento da marca e o crescimento em Espanha de um serviço tão inovador como o que oferece a TaxDown” manifestou Álvaro Falcones, Co-CEO da TaxDown.

Do seu lado, Didier Lagae, fundador e CEO da MARCO declarou “Quero agradecer aos nossos clientes pelo seu apoio inabalável e confiança. Juntos podemos oferecer as melhores campanhas da sua categoria”.

Last modified: 11 Maio, 2020