A agência internacional com sede em Madrid, MARCO, terá sido reconhecida uma vez mais nos Mercury Excellence Awards conquistando 3 Bronze Awards na sua edição 2019/2020. Graças a estes 3 novos prémios, a agência soma já um total de 64 Mercury Awards desde a sua fundação há 18 anos.

Entre as categorias em que a MARCO foi reconhecida com um Bronze Award nesta edição, incluem-se as categorias ‘DVD/Online: Public Awareness Campaign’ apresentando-se com Friends of Glass, a categoria ‘Promotion/Marketing: Product Awareness’ com a Mattel, bem como a categoria ‘Social Media: Campaigns’ com a Subway.

• Friends of Glass #IchooseGlass / ‘DVD/Online: Public Awareness Campaign’

A MARCO desenvolveu uma campanha com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre os benefícios do uso de produtos embalados em vidro como forma de proteger os nossos oceanos e o meio ambiente. Esta campanha baseada no slogan #IChooseGlass de Friends on Glass, sirviu para educar o público espanhol e português sobre a importância de alterar os seu hábitos de consumo para favorecer os produtos embalasos em vidro.

A campanha desenvolvida nas redes sociais através de uma série de vídeos em que participaram os embaixadores da marca, entre os quais se econtram figura públicas como o embaixador principal, Maxi Iglesias, assim como Marc Clotet, Natalia Sánchez, Isabel Llano e José Lamuño. A MARCO desenhou uma narrativa de campanha que se baseou em dados que ilustravam as principais virtudes do uso de produtos embalados em vidro e que se realizou mediante a criação e publicação de cinco vídeos. O vídeo principal recreou uma reunião entre os embaixadores da marca, em que discutiram os benefícios do uso de produtos embalados em vidro em vez de outros materiais. Os quatro restantes vídeos foram interações um a um entre Maxi Iglesias e o resto dos embaixadores.

Esta campanha ajudou a auentar a consciência pública sobre o uso do vidro e dos benefícios que implicam a escolha de produtos embalados com este material, aumentando, por consequência, o uso do vidro em Espanha. Os grandes resultados da campanha incluem mais de 2.5 milhões de visualizações, mais de 8 milhões de impressões, bem como um engagement que ultrapassa os 900K.

Karen Davies, responsável pela comunicação de Friends of Glass, quis declarar que “para Friends of Glass é uma honra ter ganho o bronze nos Mercury Awards, dentro da categoria Vídeo. Estamos muito orgulhosos da campanha #IChooseGlass e do Reciclo, que obteve resultados magníficos graças ao excelente trabalho desenvolvido pela MARCO. Ter recebido este reconhecimento a nível internacional é um incentivo para continuar a trabalhar nesta linha: vídeos de qualidade que geram equilíbrio entre a criatividade e a estratégia.”

• Barbie 60th anniversary para a Mattel / ‘Promotion/Marketing: Product Awareness’

No marco do seu 60º aniversário, e como continuação do seu programa “Sheroes” lançado em 2015, a Barbie homenageia em 2019 a mais de 20 referentes femininos heterogéneos e inspiradores que tenham marcado um antes e um depois, conhecidos como Role.

Em Espanha, a MARCO liderou o programa de Role Models, incluindo a eleção e ativação relacionada com as três embaixadoras para Espanha: a cantora Alaska, a atleta paralímpica Desirée Vila e a cientista Nerea Luis. Através destas embaixadoras e de vários influencers, desenvolveu-s a narração da campanha, ativando-se simultaneamente através de todos os canais de meios sociais e meios tradicionais para maximizar o seu alcance.

Além disso, realizou-se um evento com a presença de embaixadores da marca ao qual assitiram 32 jornalistas e 15 influencers para continuar a promover os valores da Barbie. O evento começou com uma sessão fotográfica, seguida com uma conferência de imprensa na qual participaram o porta-voz da marca, os três embaixadores da marca e três jovens e Youtubers conhecidos: Alexity, Valeria e Melani. No fim da conferência, foram gravados diferentes vídeos com os influencers e distribuiu-se um comunicado de imprensa com imagens do evento para maximizar o impacto da campanha e gerar mais cobertura.

Deste modo, a campanha conseguiu comunicar satisfatoriamente as mensagens-chave e os valores da Barbie como fomentadora do desenvolvimento e empoderamento das raparigas, tendo, até à data, mais de 50 peças de cobertura de alta qualidade, uma audiência total 121.805.315 e um AVE de 266.930 euros.

Celine Ricaud, Head of Marketing Iberia da Mattel, declarou que “O propósito da Barbie durante os seus 60 anos de história é de inspirar as raparigas através do brinquedo e estamos muito contentes com todo o trabalho que estamos a fazer. Para nós, é uma honra termos recebido este Mercury Excellence Award graças aos bons resultados obtidos pelo trabalhoda MARCO. Continuaremos a concentrar todos os nossos esforços para que as raparigas saibam que podem ser tudo o que quiserem, sem limites”.

• Subway #MiOrgullo #MyWay / ‘Social Media: Campaigns’

A MARCO desenvolveu uma campanhadesarrolló una campaña de consciencialização com o seu cliente Subway Espanha para se conectar com os consumidores e partilhar os valores fundamentais da marca com o Manifiesto da Subway, aproveitando o Orgulho 2019. A campanha #MiOrgullo (#MyPride) #MyWay destacou a filosofia da Subway de fazer as coisas de forma a que as pessoas queiram, antes de mais identificar-se com a marca como uma empresa que defende as liberdade e os direitos dos cidadãos, incluindo a comunidade LGBTQI.

A agência levou a cabo a campanha digital que conjugava conteúdos oara os camais de redes sociais com uma campanha de marketing de influencers, com o objetivo de difundir o conteúdo relacionado com o Manifesto, e permitindo ao usuário identificar-se com os valores que proclama, Os valores e mensagens do Manifesto foram: “Personalizável, Único, Saboroso, My Way, Aberto e SoU”. Para ampliar esta estratégia, trabalhou-se com 6 microinfluencers cujo perfis encaixam com cada uma das mensagens e com a filosofia da campanha. Para isso, a MARCO desenhou 2 vídeos e 5 visuals para o Instagram e Facebook, que se foram publicando todos os dias desdo o dia 28 de junho a 6 de julho e mostraram como os influencers distrutaram da filosofia #MyWay.

A campanha atraiu o público em geral através do Facebook e Instagram. Gerou mais de 1 milhão de impressoões nas redes sociais e mais de 25.000 interações, chegando a mais de 50.000 pessoas através dos influencers e atingindo mais de 45.000 opiniões no Instagram Stories.

Inês Fonseca, Marketing Manager Mediterranean Europe da Subway quis afirmar que “é um orgulho para a Subway ter recebido o bronze nos Mercury Awards, dentro da categoria de Social Media. A campanha digital #MiOrgullo #MyWay realizada pela MARCO supõe um grande passo para a Subway na hora de mostrar a sua nova filosofia e valores, pelo que é uma satisfação para nós que tenha sido reconhecida a nível internacional.”

Os Mercury Excellence Awards são parte de uma série de prestigiosos prémios no setor PR a nível mundial. Por isso, estes três novos prémios alcançados graças a um importante esforço criativo, de PR e de Social Media, fortalecem a reputação da MARCO a nível internacional pelas suas distintas campanhas 360º.

Didier Lagae, CEO e fundador da MARCO destacou: “Gostaria de agradecer a confiança dos nossos clientes na hora de desenvolver as nossas campanhas criativas, assim como o seu apoio e agradecimento. Estamos muito felizes com o resultado e com o esforço realizado por todos os nossos consultores a fim de conseguirmos, um ano mais, destacar-nos entre as melhores campanhas de comunicação a nível internacional.

Last modified: 9 Março, 2020