A MARCO, a consultora de comunicação global independente, conseguiu colocar como finalistas nos próximos SABRE Awards duas das principais campanhas do ano realizadas em conjunto com a Orlando e a Friends of Glass. As campanhas “ThimTchimComVidro” da Friends of Glass e “Más que un tomate” de Orlando estão entre as mais aclamadas campanhas realizadas durante a pandemia da COVID-19, sendo esta última também finalista do PRWeek Global Awards em simultâneo, que será divulgado no próximo dia 20 de maio.

Este ano, os vencedores dos SABRE Awards serão divulgados na cerimónia de prémios virtual, no dia 9 de junho. Os SABRE EMEA Awards premeiam as melhores campanhas de comunicação da região, pelo que é um marco ter duas campanhas entre os finalistas, escolhidos dentre as mais de 2.000 candidaturas apresentadas.

‘Más que un tomate’ / Categoría ‘Industry sectors – Food & Beverage’

A campanha “Más que un tomate” de Orlando teve origem no início da pandemia e tinha como objetivo mostrar o compromisso da marca com os espanhóis. Por isso, através de uma estratégia 360º focada no consumidor, foi construída uma narrativa a partir dos valores de Orlando: compromisso, proximidade e inspiração gastronómica.

Entre as diferentes ações da campanha, mais de 380.000 doses alimentares foram doadas a bancos alimentares e refeitórios populares através de diversas ONGs de toda a Espanha, além de preparar um menu solidário com o chef Iván Sáez no restaurante Robin Hood. Da mesma forma, foram desenvolvidas aulas de culinária virtual com o “selo Orlando” para inspirar os consumidores na preparação de receitas originais, o que aumentou sua divulgação junto a uma equipa de 35 influenciadores.

Terminada a primeira fase, foi apresentado o primeiro livro de receitas de Orlando para continuar a inspirar os consumidores na cozinha. O seu lançamento foi acompanhado por uma Maratona Culinária Virtual de 24 horas em que todas as receitas do livro foram preparadas pelas mãos do chef Iván Sáez, e que também contou com a participação de vários influenciadores.

O resultado da campanha foi muito positivo, com um total de mais de 434 milhões de OTS, e quadruplicando os KPIs marcados para a campanha. O retorno do investimento da campanha foi quase quatro vezes superior ao esperado, resultando num aumento de vendas de 3% durante o seu desenvolvimento.

Elisenda Picola, Diretora de Marketing da Orlando, afirmou que “para Orlando é um grande reconhecimento que a campanha ‘Más que un tomate’ esteja entre os finalistas do SABRE EMEA Awards. Isso demonstra o bom trabalho realizado em conjunto com a MARCO para reforçar a marca Orlando e destaca os ótimos resultados obtidos em todas as ações realizadas”.

“ThimTchimComVidro” / Categoría ‘Geographic – Iberia’

A campanha de influenciadores “ThimTchimComVidro” foi desenvolvida pela MARCO durante os meses de quarentena em Portugal e na Espanha e teve o objetivo de convidar os consumidores a refletir sobre a situação, propondo um brinde a um futuro melhor e mais sustentável, no qual o vidro terá um papel fundamental. Para alertar e aumentar a consciencialização em torno da hashtag #ThimTchimComVidro, a MARCO colaborou com 11 influenciadores reconhecidos para criar uma campanha em duas das redes sociais mais importantes e populares da atualidade: Instagram e TikTok.

Para atingir os objetivos da campanha, a MARCO contou com, por um lado, 5 influenciadores no Instagram que foram os promotores de uma rede de brindes em vidro, evidenciando a sua preferência pela embalagem e o compromisso com a reciclagem, a usar a hashtag #TchimTchimComVidro e a convidar os seus seguidores para se juntarem ao brinde. Por outro lado, e com o objetivo de atingir um público mais jovem, a MARCO selecionou um grupo de 6 influenciadores no TikToK para criar o seu próprio vídeo, a juntar o brinde com uma bebida em copo (sumo, refrigerante ou água com gás), sob o mesmo hashtag e ao ritmo da música da campanha.

O resultado da campanha superou todas as expectativas e provou ser a campanha de media social com o melhor desempenho durante o verão. Os influenciadores geraram conteúdo orgânico significativo, alcançando 5,6 milhões de visualizações, 13 milhões de impressões e mais de 500.000 interações únicas. Além disso, a campanha #TchimTchimComVidro também ganhou destaque nos media, com significativa cobertura da imprensa.

Karen Davies, responsável de comunicação da ANFEVI-Friends of Glass, sublinhou que “é uma grande alegria sermos finalistas dos SABRE EMEA Awards juntamente com a MARCO. O trabalho desenvolvido em coordenação com a agência tem sido muito positivo para a nossa marca. A campanha #TchimTchimComVidro tem sido um verdadeiro sucesso com o qual esperamos poder consciencializar ainda mais a sociedade sobre a necessidade da reciclagem”.

Por fim, Didier Lagae, fundador e CEO da MARCO, agradece, dizendo que “graças à confiança que os nossos clientes depositam na MARCO, somos capazes de desenvolver conjuntamente campanhas impressionantes que fazem a diferença”.

Last modified: 14 Maio, 2021