MARCO, a agência de comunicação internacional sediada em Espanha, continua com o seu programa de webinars sectoriais para analisar os desafios de comunicação em época de COVID-191.

Na sua última edição, focada em comunicação interna e moderada por Noelia Cruzado, Managing Director da MARCO, representantes da AENA, AXA Seguros, Danone, Iberdrola e Telefónica debateram o presente e o futuro da disciplina em relação aos seus negócios. Na sessão, os participantes analisaram as novas realidades estabelecidas como consequência da pandemia: o aumento do teletrabalho, o aumento do uso das redes sociais, as limitações de segurança e higiene e a mudança no perfil do consumidor.

O AUGE DO TELETRABALHO

Do dia para a noite, milhares de trabalhadores tiveram que continuar a exercer as suas funções de trabalho em casa. Cada empresa geriu de forma diferente a necessidade de continuar com sua atividade económica, mas com a maioria dos colaboradores em confinamento. A transparência tem sido fundamental para as empresas.

No caso da Iberdrola, 70% da força de trabalho conseguiu teletrabalhar porque, como comenta Patricia Vázquez, responsável de Comunicação Interna da Iberdrola Espanha, “já havia sido feito um esforço muito importante na transformação digital nos últimos anos”. Em relação à comunicação com os colaboradores, Vázquez afirmou: “O confinamento coincidiu com o lançamento de um jornal interno global em três idiomas, o Iberdrola News, que é distribuído em espanhol, português e inglês. Com tudo o que é necessário para ter um meio de comunicação diário, a sua implementação serviu de fio condutor e como um altifalante para partilhar e antecipar a experiência da Espanha com a pandemia em países-chave para nós, como México e Brasil, que agora sofrem com a devastação do COVID-19 ”.

Em relação à Telefónica, María Paula Baylac, Diretora de Comunicação Interna da Telefónica Global, destacou: “Somos uma empresa de serviços que não podia parar de oferecer a melhor conectividade à sociedade. 95% da força de trabalho trabalha em teletrabalho, com a maior prioridade de garantir a saúde de todos os nossos colaboradores. O mais importante para nós foi a transparência com os colaboradores, comunicando-lhes tudo o que aconteceu na empresa. Hoje, priorizamos o teletrabalho. ”

Manter os funcionários informados também foi fundamental para a AENA, de acordo com María Lloret, responsável de Comunicação Interna: “A transparência era um pilar fundamental quando a crise começou. No nosso caso, voltamos a um canal tradicional que foi a revista de funcionários que publicamos diariamente, em vez de semanalmente. Tem sido uma ferramenta fundamental para os colaboradores, para que eles se possam expressar e aprender sobre a evolução da empresa”.

Nesse sentido, a AENA possui uma equipa de mais de 8.000 colaboradores em Espanha, Reino Unido e Brasil, de modo que a revista ajudou a estruturar o conjunto de funcionários, que diariamente propunham tópicos para serem publicados na revista, como eles viviam em confinamento.

“A Gerência Sénior também deixou claro que eles precisavam de abordar toda a força de trabalho continuamente e, como exemplo, um evento digital foi realizado com o presidente da empresa e o diretor de recursos humanos nos quais demos a oportunidade a todos os funcionários de participar e resolver as suas dúvidas”, acrescenta Lloret.

Para Mireya Muñoz, Diretora de Cultura, Talento Organizacional e Experiência dos Colaboradores da AXA Seguros, a comunicação interna com os funcionários foi, antes demais, muito focada nas questões mais essenciais, como garantir o uso eficiente da tecnologia ou medidas sanitárias básicas.

“A partir daí, criamos um plano global ‘Longe, mas próximo’, cujo objetivo era manter uma experiência de trabalho positiva para a nossa equipa. Com ações como sextas-feiras positivas positivas, os funcionários partilham notícias ou reflexões positivas para ajudar as outras pessoas, com a intenção de criar uma rede de suporte. E funcionou, pois, de acordo com nossa pesquisa interna de bem-estar, 95% dos funcionários sentiram-se muito conectados entre si.”

Para Albert Raich, responsável de Comunicação Interna da Danone em Espanha e Portugal: “Reagimos de maneira rápida e eficaz para acompanhar os Danoners, os nossos colaboradores. Reunimos um grupo de crise antes do estado de alarme e estabelecemos pilares essenciais de apoio ao colaborador. Fizemos um plano juntamente com a comunicação interna e os RH, na qual a transparência era um pilar fundamental, além da saúde e segurança dos funcionários. ”

La adaptación a una situación nunca antes vista ha supuesto un cambio inmediato para los empleados, que incluso manifiestan de forma mayoritaria, con un 68%, según el estudio de MARCO, que preferirá teletrabajar más allá del confinamiento y tras el estado de alarma por la COVID-19.

A adaptação a uma situação nunca vista antes significou uma mudança imediata para os colaboradores, que até manifestam na maioria, com 68%, de acordo com o estudo da MARCO, que preferem teletrabalhar após o confinamento e após o estado de alarme devido à COVID-19.

OS ESPANHÓIS E AS MARCAS: A MUDANÇA NA PERCEPÇÃO

A crise do COVID-19 também provocou uma mudança na percepção do consumidor sobre as marcas: 40% dos espanhóis afirmam que as suas expectativas em relação às marcas mudaram com esta crise. Assim, a sociedade tem mostrado mais apoio do que nunca às marcas que demonstram maior preocupação com a saúde e segurança no local de trabalho e o tratamento recebido pelos colaboradores (70%).

Já não se trata apenas da qualidade do produto, mas dos valores humanos por detrás das marcas: segurança, higiene e respeito. “Pela primeira vez na história da Danone, fomos capazes de realizar uma ação corporativa de comunicação interna que denominamos ‘Feeding for Love’, cujo objetivo era cuidar da cadeia de valor da Danone, como colaboradores e fornecedores, para cuidar a parte social para garantir alimentos básicos e um terceiro eixo, que é a educação de crianças e grupos desfavorecidos”, afirma Albert Raich.

María Lloret destacou as 50.000 viagens duplas para sanitários, nas quais a AENA contribuiu por não arrecadar impostos aéreos e a doação de 2 milhões de euros ao CSIC. “Além disso, lançamos a folha de pagamento de solidariedade, que foi um grande sucesso, com mais de 110.000 euros arrecadados que foram adicionados à doação ao CSIC”, acrescentou.

Este novo debate foi adicionado às ações que a MARCO projeta para os seus clientes. “Este Webinar ajudou-nos a perceber como a transparência e o apoio têm sido fundamentais, como a digitalização foi promovida durante a crise e acelerar a mudança cultural. Além disso, a comunicação interna foi fundamental ao longo do confinamento para manter o sentimento de pertença e tornou-se relevante em todos os níveis, como espinha dorsal, não apenas a nível tático, mas também estratégico”, afirma Noelia Cruzado, Partner e Managing Director da MARCO. E acrescenta que “não há dúvida de que a comunicação interna enfrenta uma nova era no COVID-19 após o confinamento, uma nova realidade cheia de desafios, mas também de oportunidades”.

Last modified: 29 Junho, 2020